notícias

Saiba tudo o que acontece sobre gêneros e sexualidades no Ceges Notícias.

Data: 28/09/2018| 12:00
Imagem: I Jornada Paranaense de Sexualidade

I Jornada Paranaense de Sexualidade

Com o objetivo de promover maior debate no ambiente acadêmico sobre questões relacionadas à sexualidade, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná, o Conselho Regional de Psicologia e a empresa de gestão de mídia social Prazer em Saber realizarão a I Jornada Paranaense de Sexualidade, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro de 2018.

A I Jornada Paranaense de Sexualidade visa contemplar distintas áreas da sexualidade, trazendo ao ambiente universitário e profissional a discussão de temas relacionados a questões de gênero, transexualidade, travestilidade, identidades, afetos, relacionamentos, orientação sexual, educação sexual, disfunção sexual e a abordagem da(o) profissional da Psicologia e de outras áreas, como saúde, educação, direito e ciências humanas.

Para tanto, serão realizadas mesas redondas, compostas por profissionais de distintas áreas de conhecimento, como Medicina e suas especialidades, Psicologia, Educação, Direito, Ciências Humanas e Sociais.

 

 

INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Entrada: Doação de material de higiene e uso pessoal para a população de rua de Curitiba.

Inscrições: Clique aqui

Os certificados serão emitidos pela Universidade Federal do Paraná.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sexta-feira – 19/10/2018

18h - 18:50: Credenciamento
19h - Mesa de abertura

* João Baptista Fortes de Oliveira - Presidente do CRP PR.
* Professora Dra. Maria Virginia Cremasco – Coordenadora de Extensão da UFPR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPR.
* Professora Dra. Paula Gomide – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná.
* Professora Dra. Norma da Luz Ferrarini – Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná.
* Professora Dra. Maria Rita de Assis César – Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFPR, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.
* Professor Dr. Rosires Pereira de Andrade – Professor Titular de Reprodução Humana da UFPR. Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital das Clínicas da UFPR.
* Carla Amaral – Coordenadora do Centro de Pesquisa e Atendimento a Travestis e Transexuais
* Ananda Hadah Rodrigues Putcha – Integrante da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/BR e do Coletivo Cássia.


20h - 22h Conferência de abertura: Panorama histórico-cultural da sexualidade em diferentes áreas de saber

* Professora Dra Grazielle Tagliamento – Coordenadora do núcleo DIVERGES do CRP PR. Professora do Centro Universitário Dom Bosco e da Pós-Graduação em Psicologia da Universidade TUIUTI do Paraná.
* Professora Dra Maria Rita de Assis César – Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFPR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Pesquisadora do Laboratório de Investigação em Corpo, Gênero e Subjetividades na Educação (LABIN) e do Núcleo de Estudos de Gênero (NEG) da UFPR.
* Professor Dr. Rosires Pereira de Andrade – Professor Titular de Reprodução Humana da UFPR. Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital das Clínicas da UFPR.
* Professora Dra Marlene Tamanini - Professora e Co-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero (NEG) da UFPR.

 

Sábado: 20/10/2018

8:45h - 10h: Mesa-redonda: Compreendendo as disfunções sexuais femininas e masculinas: uma abordagem multidisciplinar

* Fernanda Cabral Bonato – Psicóloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPR, integrante do Núcleo de Diversidade de Gêneros e Sexualidade (DIVERGES) do Grupo Paranaense de Sexualidade (GPSex) edo Centro de Excelência em Gêneros e Sexualidades (CEGES). Especialista em Sexualidade Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
* Juliano Scheffer – Médico urologista, especialista em Sexualidade Humana pela Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR).
* Marina Beduschi Santos – Médica ginecologista e obstetra, especialista em Sexualidade Humana pela FMUSP.


10h - 10h15 – Coffee break

10h15 - 12h15: Mesa-redonda: Direitos humanos e sexualidade: Um diálogo necessário

* Professora Dra Vera Karam de Chueiri – Diretora do Setor de Ciências Jurídicas e professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. Pesquisadora do Centro de Estudos da Constituição (CCONS).
* Professora Ms. Silvia Turra Grechisnki - Professora da PUCPR nas Escolas de Direito, de Negócios e de Comunicação; Mestre em Sociologia pela UFPR. Membro das Comissões de Estudos de Violência de Gênero e do Pacto Global da ONU na OABPR.
* Sandra Fergutz – Psicóloga, coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Paraná.
* Ananda Hadah Rodrigues Puchta - Advogada, secretária da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/PR. Membro suplente do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT - 2017-2019).

 

12h15 - 13h15: Almoço


13h15 - 14h: Apresentação de pôsteres


14h - 15h30: Mesa-redonda: Assistência multidisciplinar a travestis e transexuais

* Professora Dra Carla Françóia - Professora dos cursos de Psicologia e Medicina da PUCPR. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Corpo, Subjetividade e Tecnologia da PUCPR.
* Emerson Cestari Marino – Médico endocrinologista, integrante de Grupo Paranaense de Sexualidade (GPSex). Pesquisador clínico do Centro de Diabetes de Curitiba e secretário adjunto da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional PR – gestão 2017-2018.
* Ruimário Machado Coelho – Médico urologista/cirurgião, integrante do Centro de Excelência em Gêneros e Sexualidade (CEGES).
* Carla Amaral – Coordenadora do Centro de Pesquisa e Atendimento a Travestis e Transexuais (CPATT).


15h30 - 16h – Coffee break


16h - 18h: Mesa-redonda: Práticas “psis” diante de questões relacionadas à sexualidade

* Professora Me. Fernanda de Ferrante - Psicóloga, Mestre em Ciências Médicas pela FMRP-USP.
* Caroline Bruning – Psicóloga, especialista em Sexualidade Humana e em Tanatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Especializanda em sexologia aplicada pelo Instituto Paulista de Sexualidade (Inpasex)
* Eduardo Médici – Médico psiquiatra, especialista em sexualidade Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Psicoterapeuta pela Escola Paulista de Psicodrama e Análise Psicodramática (EPP). Membro do GPSex e do Ceges. Psiquiatra voluntário do Transgrupo Marcela Prado.
* Victor Hugo Brandão Meireles - Psicólogo, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPR, integrante do Núcleo de Diversidade de Gêneros e Sexualidade (DIVERGES) do Conselho Regional de Psicologia do Paraná.

 

18h - Mesa de encerramento - Lançamento e venda de livros

 

ORGANIZADORES

- Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPR
- Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UTP
- Conselho Regional de Psicologia do Paraná
- Empresa de gestão de mídia social Prazer em Saber

PARCERIAS

- Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR
- Setor de Ciências Humanas da UFPR/DEPSI/CEAPPE e NEG
- Setor de Ciências Jurídicas da UFPR/PPGD/CCONS
- Ordem dos Advogados do Brasil - Comissão de Diversidade e Gênero
- Transgrupo Marcela Prado
- Centro de Excelência em Gêneros e Sexualidades - CEGES
- Grupo Paranaense de Sexualidade - GPSex
- Coletivo Cássia



< Voltar


Sou

Sou paciente da Dra. Luiza Sprung, médica extremamente atenciosa, atende com muita calma e tranquilidade, explicou tudo com muita clareza, além disso está sempre disponível quando tenho alguma dúvida. Quanto à clínica, tem um ambiente calmo e fui super bem atendida. Recomendo de olhos fechados!

Pâmela Guimarães , 34 PR

Clique p/ + depoimentos